Sessões temáticas

Calendarização - clique aqui  
Livro de Resumos - Download                                                                               

Geometria e Aplicações
[Resumos]
Joana Nunes da Costa, CMUC  jmcosta@mat.uc.pt 
Pretende-se que nesta sessão especial sejam apresentadas palestras sobre três temas distintos de Geometria, mas com relação entre si: geometria simplética, de Poisson e de contacto. Aplicações da geometria simplética e de Poisson à mecânica e sistemas dinâmicos poderão também ser objeto de algumas comunicações. Sendo as palestras, em princípio, proferidas por matemáticos de universidades portuguesas, esta sessão especial servirá também para ilustrar uma parte do estado da arte da investigação que se está a fazer no país nestes tópicos de Geometria. 
   

Progressos e Desafios em Sistemas Dinâmicos [Resumos]
Alexandre Rodrigues, CMUP  alexandre.rodrigues@fc.up.pt
Os primórdios da teoria dos Sistemas Dinâmicos podem ser identificados no século XVI, nos trabalhos de mecânica celeste de Kepler. As contribuições de Newton na modelação da mecânica abriram espaço para uma sofisticação crescente do formalismo matemático que modela fenómenos físicos, culminando nos trabalhos de Lagrange e Hamilton, que definiram uma teoria (que ainda hoje é estudada). Poincaré é considerado um dos criadores da teoria moderna dos sistemas dinâmicos, tendo introduzido muitos dos aspetos do estudo qualitativo das equações diferenciais que permitiram estudar propriedades assintóticas das soluções de uma equação diferencial, sem ser necessário resolve-la explicitamente. Em memória de Poincaré, nesta sessão pretende-se: 
1. Descrever alguns progressos recentes na área dos Sistemas Dinâmicos, incluindo aplicações a várias áreas do saber; 
2. Enunciar novos desafios e problemas em aberto para os próximos anos (ou que estão prestes a serem resolvidos);
Dar-se-á especial ênfase a cientistas portugueses que deram um contributo importante na teoria dos Sistemas Dinâmicos e a ao uso de uma linguagem pouco técnica.

Teoria de Operadores e Análise Complexa  [Resumos] 
Cristina Diogo, ISCTE-IUL e CAMGSD  cristina.diogo@iscte.pt
Maria Teresa Malheiro, UM  mtm@math.uminho.pt
Existe uma forte ligação entre Teoria de Operadores e Análise Complexa. Novas aplicações e desenvolvimentos nestas áreas podem ser exemplificados com progressos no estudo da imagem numérica de operadores em Espaços de Hilbert complexos, dos chamados "espaços modelo" e operadores de Toeplitz truncados, subespaços invariantes e quase invariantes, fatorização de funções matriciais e propriedades de Fredholm de operadores em espaços de Banach. Pretende-se reunir especialistas que trabalham nestes temas para apresentarem e discutirem os seus resultados obtidos recentemente. Deste modo, esperamos contribuir para o progresso destas áreas da Matemática.


Inferência Estatística, Métodos Combinatórios e Numéricos [Resumos]
Fernando Carapau, CIMA-EU  flc@uevora.pt
Luís Grilo, IPT e CMA-FCT-UNL  lgrilo@ipt.pt
A temática desta sessão é uma oportunidade para, perante a comunidade nacional em Matemática, se divulgarem trabalhos de investigação nas áreas da Matemática, da Estatística e dos Métodos Computacionais, no campo teórico e/ou prático, recorrendo a novas técnicas, dando particular relevo às aplicações em Medicina, Biologia, Biotecnologia, Indústria, Ciências Ambientais, Finanças, Seguros, Gestão e Administração. A sessão irá proporcionar um fórum de discussão e debate de ideias com interesse para a comunidade científica em geral, sendo que contará com a presença de oradores com publicações em revistas de circulação internacional, com arbitragem científica nas áreas em estudo. Com esta sessão é de esperar novas colaborações em trabalhos de investigação, nomeadamente no desenvolvimento de dissertações de Mestrado e de Doutoramento. Esta sessão está recetiva à submissão de trabalhos científicos para apresentação.


Matemática Financeira [Resumos]
Cláudia Nunes Philippart, IST-UL e CEMAT  cnunes@math.tecnico.ulisboa.pt
As finanças colocam questões desafiantes à matemática, questões essas cujas respostas têm um impacto assinalável no dia a dia dos mercados mundiais e, consequentemente, na sociedade em geral. As instituições bancárias necessitam de conhecimentos de matemática aprofundados, pois só assim conseguem potenciar lucros. Nesta sessão pretende-se apresentar algumas contribuições que ilustrem os esforços no desenvolvimento do conhecimento e interacção em ambas as áreas, não só a nível teórico, como a nível de metodologia e aplicações.O tópico principal será optimização e controlo estocástico, sendo expectável exemplos de aplicações tão diferentes como opções americanas a investimento no sector energético.

Matemática da Mecânica de Fluidos e Aplicações  [Resumos]
Hermenegildo Oliveira, Un. Algarve  holivei@ualg.pt
Nesta sessão pretende-se abordar a análise matemática de diversos problemas reais sobre fluidos. Se possível, pretende-se que, nesta sessão, se estudem problemas em pequena escala, como seja o caso do escoamento do sangue no sistema cardiovascular humano, e também em larga escala, como é o caso dos escoamentos geofísicos, quer seja no mar ou na atmosfera. Pretende-se, ainda, analisar problemas de turbulência, bem como problemas que modelam escoamentos em meios porosos.

Geometria Algébrica  [Resumos]
Margarida Mendes Lopes (CAMGSD-IST)  mmlopes@math.tecnico.ulisboa.pt
Peter Gothen (CMUP e FCUP)  pbgothen@fc.up.pt
O objetivo da sessão é juntar a comunidade nacional na área da geometria algébrica, com vista a explorar os desenvolvimentos mais recentes e identificar problemas para investigação futura. Os principais temas da sessão serão superfícies algébricas e fibrados vetoriais, temas importantes na investigação mundial na área, e com forte representação em Portugal. Poderão ainda ser incluídos  outros temas de interesse. A sessão irá também constituir uma oportunidade de interação com investigadores de outras áreas de geometria com afinidades à geometria algébrica.

Desenvolvimentos Recentes em Teoria de Cordas  [Resumos]
Gabriel Lopes Cardoso (UL)  gcardoso@math.tecnico.ulisboa.pt
Michele Cirafici, UL  cirafici@math.tecnico.ulisboa.pt 
Esta sessão especial tem como objetivo apresentar desenvolvimentos recentes em Física-Matemática e Teoria de Cordas focando, em particular, os seguintes tópicos:
1. Homologia persistente e suas aplicações ao problema da seleção de vácuo em teorias de cordas;
2. Relação entre geometria Hessiana e a equação de anomalia holomorfa da teoria de cordas topológicas;
3. Dualidade cor-cinemática;
4. Resurgência em teorias de campo e em teorias de cordas;
5. Buracos negros e integrabilidade: de Einstein até Riemann-Hilbert e Calogero;
6. Integrais de caminho em teorias de campo supersimétricas e métodos de localização.

   



Geometria das Subvariedades  [Resumos]
Rui Pacheco, UBI  rpacheco@ubi.pt
Rui Albuquerque, EU  rpa@uevora.pt
O tema geral desta sessão prende-se com os aspetos intrínsecos e extrínsecos da geometria diferencial das subvariedades. Esta é uma área clássica de investigação em geometria que mantém uma atividade assinalável. Entre os tópicos que poderão ser abordados, incluem-se os seguintes:
1. Imersões mínimas e imersões de curvatura média paralela;
2. Aplicações harmónicas e diferentes classes de superfícies integráveis (superfícies de curvatura média constante, superfícies de Willmore, superfícies isotérmicas, etc...);
3. Problemas variacionais e sistemas diferenciais exteriores;
4. Subvariedades Lagrangianas, simpléticas, pseudo-Riemannianas, complexas, calibradas e de contacto;
5. Teoria das conexões e subvariedades com holonomia especial;
6. Fluxos geométricos.
 


Novas Tendências em Biomatemática [Resumos]
Carla Pinto, ISEP e CMUP cpinto@fc.up.pt 
Esta sessão pretende promover e fomentar interações entre matemáticos, biólogos e médicos, com o intuito de estudar vários fenómenos na biologia, doenças infeciosas e medicina. Ambas as abordagens teóricas e práticas são bem-vindas. Esta sessão segue outros encontros, nomeadamente reuniões em Matemática e Biologia no Porto (http://cmup.fc.up.pt/cmup/biomath) onde as interações entre a matemática e biologia são promovidas.


Métodos Numéricos para o Processamento de Imagem  [Resumos]
Sílvia Barbeiro, CMUC e DMUC silvia@mat.uc.pt
A investigação em processamento de imagens tem a sua génese nas exigências de várias aplicações práticas relevantes em áreas como a medicina, a engenharia e a computação. Trata-se de um assunto que se tornou foco de uma atividade científica intensa na comunidade matemática, quer devido à importância dos problemas concretos que podem ser tratados, quer devido ao desenvolvimento de técnicas matemáticas inovadoras que constituem a base do aparecimento de novos métodos. O objetivo da sessão é construir uma plataforma de comunicação entre especialistas de várias áreas, promovendo a discussão sobre ferramentas matemáticas, modelos e algoritmos relacionados com diversas vertentes do processamento e análise de imagens.
 


Assintótica Não-Standard  [Resumos]
Imme van den Berg, Univ. Évora ivdb@uevora.pt
Júlia Justino, IPS julia.justino@estsetubal.ips.pt
A assintótica estuda problemas que dependem de parâmetros grandes ou pequenos. Classicamente, as ordens de grandeza têm uma dependência funcional, o que gera problemas de cálculo porque os O-grandes e o-pequenos não são ordenados e têm propriedades algébricas fracas, sobretudo quando existem muitos parâmetros envolvidos. Na análise não-standard os parâmetros podem ser números reais infinitamente grandes ou pequenos, em que as ordens de grandezas são subconjuntos convexos da reta real não-standard denominados neutrices, conjuntos externos (limitados mas sem supremo nem ínfimo) que podem ser grupos para a adição, tal como o conjunto dos infinitesimais. Um número externo é a soma de um número real (não-standard) e uma neutrice. Os números externos são ordenados e as regras de cálculo são similares às regras de cálculo dos números reais. Esta sessão especial pretende apresentar alguns aspetos importantes do cálculo assintótico não-standard. As regras de cálculo dos números externos são expostas em pormenor (Dinis), com aplicações concretas nas aproximações assintóticas (Van den Berg); Justino aborda a propagação de erros em matrizes com imprecisões nos coeficientes (matrizes flexíveis) e Tran trata de problemas de otimização cujos objetivos e restrições só são conhecidos aproximadamente; Bellaouar resolve alguns problemas assintóticos com números primos infinitamente grandes e Moreira descreve o comportamento de sistemas dinâmicos com parâmetros infinitamente grandes. 
 


Controlo Óptimo. Teoria e Aplicações  [Resumos]
Gueorgui Smirnov, UM  smirnov@math.uminho.pt
Maria do Rosário Pinho, UP-FEUP-DEEC  mrpinho@fe.up.pt
Maria Margarida Ferreira, UP-FEUP-DEEC  mmf@fe.up.pt
O controlo ótimo tem sido de importância fundamental em engenharia de projeto desde há várias décadas. Hoje em dia é ferramenta de reconhecida eficácia em diferentes áreas tais como robótica, sistemas de energia, sistemas biológicos, sistemas económicos, etc. A necessidade de resolver problemas reais formulados como problemas de controlo ótimo tem sido uma força motriz não só para o desenvolvimento da teoria do controlo e otimização, mas também para desenvolvimento de novos métodos computacionais. A literatura é rica em técnicas de controlo óptimo concebidas para extrair informações úteis no sentido de caracterizar ou ajudar a caracterizar a solução dos problemas. Nos últimos anos têm surgido vários “solvers” que permitem o tratamento numérico de problemas de grande complexidade e/ou dimensão. Nesta sessão propomos a apresentação de trabalhos na área do Controlo Ótimo, focando tanto desenvolvimentos de índole teórico como aplicações.
 


Bilhares e Suas Aplicações em Outras Áreas da Matemática [Resumos]
Alexander Plakhov, CIDMA e UA  plakhov@ua.pt 
A Teoria de Bilhares é uma área de investigação interdisciplinar e é importante graças às suas ligações com a Física (Teoria de Caos, Ótica, Mecânica) e à sua interação com várias partes de Matemática Pura (Teoria Ergódica e Teoria de Integração em Sistemas Dinâmicos). Nesta sessão pretende-se dar uma revista de avanços de matemáticos portugueses nos últimos anos em bilhares e aplicações deles, incluindo aplicações em Ótica (retro-refletores), Mecânica (resistência mínima em aerodinâmica Newtoniana), Problema de Kakeya (com aplicações em bilhares), Bilhares Exteriores (Outer Billiards), Caos, etc.

Ensinar Matemática a Futuros Engenheiros: Metodologias de Ensino e Combate ao Insucesso [Resumos]
Pascoal Martins da Silva, IPC/ISEC/DFM  pascals@isec.pt
Cristina Caridade, IPC/ISEC/DFM  caridade@isec.pt
Maria Emília Bigotte, IPC/ISEC/DFM, ebigotte@isec.pt
A transição do ensino secundário para o ensino superior é sempre um grande desafio para qualquer aluno. Se o ingresso ao ensino superior for acompanhado com fracos conhecimentos da matéria do ensino secundário esse desafio será ainda maior. Este facto é mais evidente quando falamos nas unidades curriculares de matemática dos planos de estudo das engenharias, onde na maioria dos casos, grandes dificuldades de natureza científica caracterizam os alunos, contribuindo para a falta de motivação em fortalecer e recuperar as bases de matemática essenciais para a sua formação. Esta temática tem tido especial atenção por parte de diferentes investigadores e professores e têm sido, nos últimos anos, desenvolvidas muitas metodologias de ensino, de avaliação e programas de combate ao insucesso escolar nas unidades curriculares de matemática. De modo a partilhar e divulgar experiências de ensino de matemática a futuros engenheiros, propomos que esta sessão seja composta por apresentações onde sejam abordados os seguintes temas:
1. Tecnologias como meio de divulgação de conhecimentos matemáticos e motivação dos alunos;
2. A transição do ensino secundário para o superior na área da engenharia;
3. Metodologias de ensino/aprendizagem da matemática.
 


Criptografia e Tópicos Relacionados  [Resumos]       
Jaime Gaspar, Univ. Kent e CMA-FCTUNL  mail@jaimegaspar.com
O objetivo desta sessão é reunir um conjunto de palestras sobre criptografia e tópicos relacionados, tais como (mas não exclusivamente):
- Computação e complexidade;
- Teoria dos números;
- Probabilidades e estatística;
- Combinatória;
- Verificação formal de demonstrações e demonstração automática.
O requisito para uma palestra adequar-se à sessão é explicitar uma relação com a criptografia, por exemplo, uma palestra sobre algoritmos para fatorizar números em teoria dos números adequar-se-ia à sessão se fosse explicitado que em criptografia há cifras cuja segurança depende do problema da fatorização ser difícil e há ataques a cifras que passam por fatorizar números. A sessão aceita todos os tipos de palestras, tais como (mas não exclusivamente):
- Palestras de investigação (sobre um resultado que foi demonstrado recentemente);
- Palestras de survey (dando uma visão geral sobre um certo tópico);
- Palestras de programa (advogando um certo programa de investigação);
- Palestras históricas (expondo a história de um resultado famoso);
- Palestras pedagógicas (ensinando um resultado interessante que não é do conhecimento geral).
 


Situação das Mulheres Matemáticas (e não só) em Portugal  [Resumos]       
Catarina Lucas, Univ. Vigo  catarinalucas.mail@gmail.com
M.ª Luísa Castro Guedes, ESTSP-IP  luisa.castro.guedes@gmail.com
Nesta sessão, após apresentar o relatório da situação das matemáticas portuguesas e apresentar dados que permitam comparar com a situação europeia seria feito um debate sobre as seguintes questões:
1. O que poderá explicar a grande diferença de percentagem de matemáticas no Norte e no Sul da Europa? Que causas subjacentes impulsionaram esta diferença? Por exemplo, foram fatores culturais, históricos ou diferentes medidas de apoio social? 
2. Como estão a lidar atualmente as matemáticas portuguesas que emigraram com esta diferença?
3. Que propostas poderiam facilitar a situação profissional/pessoal das mães e dos pais matemáticos(as) portugueses? 
4. Que dificuldades e obstáculos sentem atualmente em Portugal os jovens doutorados (M/F) em matemática? Que tipos de iniciativas se poderia propor para melhorar as condições de precariedade laboral dos mesmos? Que alternativas à emigração se podem propor para estes jovens?
 


Categorificação [Resumos]
J. Faria Martins, UNL  jn.martins@fct.unl.pt
Marko Stosic, IST-UL  mstosic@isr.ist.utl.pt
O objetivo desta sessão especial é juntar investigadores a trabalhar em  temas relacionados com a categorificação em diversas áreas, em particular  na topologia de baixa dimensão (teoria de nós), na teoria de representações,  na álgebra e na geometria.   


Métodos Matemáticos em Engenharia [Resumos]
Ana Mendes, DMAT/ESTG/IPL aimendes@ipleiria.pt
Paula Pascoal Faria, DMAT/ESTG/IPL e CDRSP  paula.faria@ipleiria.pt
Rui Fonseca-Pinto, DMAT/ESTG/IPL e IT  rui.pinto@ipleiria.pt
A natureza prática das soluções apresentadas pela Engenharia no âmbito das suas variadas vertentes (desde as mais clássicas como a Mecânica e Electrotécnica até às mais recentes como a Biomédica e Aerospacial), assentam numa estrutura sólida de conhecimentos que traduzem as suas soluções e implementação através de métodos matemáticos. Esta sessão especial pretende ser um fórum de apresentação e discussão de alguns dos Métodos Matemáticos usados em Engenharia (desde os modelos contínuos baseados em Equações Diferenciais até aos Métodos Numéricos). Constitui ainda uma oportunidade para aproximar estas duas áreas do conhecimento que as formalidades da academia, por vezes, têm mantido mais afastadas.
 


Modelos Estatísticos e Aplicações  [Resumos]
Manuela Oliveira, UÉvora  mmo@uevora.pt
José Luís da Silva, Univ. Madeira  luis@uma.pt
Esta proposta de sessão tem como principal objetivo agregar investigadores da área com o intuito criar novas colaborações de investigação nomeadamente entre membros do centro de investigação CIMA. O tema principal da sessão é modelos estatísticos e suas aplicações mas também está aberta a contribuições de áreas afins com potencial para colaboração. 

Física Quântica e Geometria  [Resumos] 
José Mourão, IST-UL  jmourao@math.tecnico.ulisboa.pt
Roger Picken, IST-UL  rpicken@math.tecnico.ulisboa.pt
Métodos geométricos e topológicos têm desempenhado um papel crescente no estudo de sistemas com teorias quânticas não triviais. Exemplos são as teorias quânticas de Yang-Mills, a Gravitação Quântica e teorias topológicas do campo como a teoria de Chern-Simons. Reciprocamente o estudo desses sistemas tem levado a resultados muito significativos em geometria e topologia como é o caso de resultados em geometria enumerativa previstos no âmbito da chamada simetria espelho em teorias superconformes quânticas e confirmados matematicamente mais tarde. Na presente sessão serão abordados alguns aspetos destas muito profícuas e intrigantes relações.
 


Modelação Matemática de Fenómenos de Aglomeração  [Resumos] 
Rafael Sasportes, UAb e CAMGSD  rafael.sasportes@uab.pt
Joaquim Correia  jmcorreia@uevora.pt
Nesta sessão pretende-se abordar a modelação, a análise e a simulação de fenómenos de aglomeração como sejam os de coagulação, fragmentação, sedimentação ou polimerização em áreas tais como a biomedicina (fluxos sanguíneos), os estudos ambientais (aerossóis), a biologia (evolução de populações) ou a química (polimerização).


Matemática e Composição Artística  [Resumos]
Pedro J. Freitas pjfreitas@fc.ul.pt
Nas artes plásticas, na música e noutras manifestações artísticas, há elementos matemáticos (geométricos, aritméticos ou outros) que são utilizados pelos autores, ora como inspiração ora como ferramenta, no sentido de conferir beleza e harmonia às composições. Nesta sessão pretende-se pôr em evidência alguns destes elementos, mostrando como a matemática pode contribuir para a produção artística.

Matemática Recreativa  [Resumos]
 Jorge Nuno Silva, FCUL  jnsilva@cal.berkeley.edu
O que é Matemática Recreativa (MR)? Não há resposta consensual. Alguns acham que toda a matemática é recreativa, muitos outros que a própria expressão encerra uma contradição, por a matemática estar longe das recreações... Para nós a MR engloba problemas, teoremas, conjecturas, demonstrações, etc. que dispensam grande especialização técnica para serem apreciados. Alguns temas que terão chegado aos ouvidos de muitos: o Cubo de Rubik, as Pontes de Koenigsberg, a Torre de Hanói, o Último Teorema de Fermat, os Números Perfeitos, a Sucessão de Fibonacci... Esta sessão especial pretende que a beleza da matemática seja partilhada por muitos, exibindo algumas das suas pérolas.

Matemática e Arte  [Resumos]
Maria da Graça Marques, FCT-UAlg  gmarques@ualg.pt
Marília Pires, FCT-UAlg  mpires@ualg.pt
Esta sessão tem como primeiro objetivo dar a conhecer um pouco do muito que já se vai fazendo em Portugal no âmbito das interações entre a matemática e os diferentes tipos de expressão artística. No contexto da SPM este tema tem surgido em várias vertentes sobretudo em Tardes da Matemática (também no último Mat-Oeste), mas nunca foi objeto de uma sessão em Encontros Nacionais. Um segundo objetivo é fornecer aos docentes do ensino básico e do ensino secundário ferramentas que lhes permitam melhorar competência pedagógicas, nomeadamente na captação, de forma lúdica, da atenção dos estudantes para temas mais abstratos. Por fim, last but not least, uma sessão deste tipo pode ser muito divertida e para matemáticos de quaisquer especialidades, que podem eventualmente aí colher pistas para novos caminhos na sua investigação. 
 

Combinatória  [Resumos] 
Rui Duarte, CIDMA/Universidade de Aveiro rduarte@ua.pt
António Guedes de Oliveira, CMUP/ Universidade do Porto agoliv@fc.up.pt
Ricardo Mamede, CMUC/Universidade de Coimbra mamede@mat.uc.pt
A Combinatória é um ramo da matemática que lida com estruturas discretas que codificam estruturas mais complexas e, em particular, com a enumeração de objectos que satisfazem certas condições. Ao longo dos últimos 60 anos cresceu bastante e tornou-se numa área em expansão, extremamente ativa e com ligações importantes a outras áreas, tais como a álgebra, a geometria, a topologia, a física, a química e as ciências da computação. A nossa intenção, neste encontro, é apresentar oradores que, trabalhando em áreas da Combinatória ou em áreas com fortes ligações a esta, têm dado um contributo inegável para que em Portugal se esteja a verificar um fenómeno semelhante.
  
Álgebra e Combinatória [Resumos] 
Teresa Sousa, Escola Naval, tmjs@fct.unl.pt
A sessão proposta com o título de Álgebra e Combinatória tem como principal objetivo promover o encontro entre investigadores que trabalhem em qualquer área de Álgebra e Combinatória.  Os tópicos incluem todos os aspetos de álgebra combinatória, métodos algébricos em combinatória, combinatória, teoria de grafos, geometria combinatória, entre outros. Pretende-se com esta sessão promover e aproximar o trabalho de investigação que é realizado nos diversos departamentos e centros de investigação de universidades portuguesas e estrangeiras. Espera-se que esta sessão temática proporcione novas sinergias para futuros trabalhos de investigação.


Organização

O ENSPM 2016 é co-organizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, pela Escola Superior de Tecnologia do Barreiro e pela Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ambas do Instituto Politécnico de Setúbal).

Comissão Científica
PresidenteJorge Buescu, Universidade de Lisboa   
Adérito Araújo, Universidade de Coimbra
Carlos Braumann, Universidade de Évora
Isabel Labouriau, Universidade do Porto
Luís Castro, Universidade de Aveiro
Miguel Abreu, IST, Universidade de Lisboa

Comissão Organizadora
Presidente: Telma Guerra Santos, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (IPS)
Anabela Marques, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (IPS)
Dina Salvador, Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (IPS)
Clara Carlos, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (IPS)
Mariana Dias, Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (IPS)
Otília Dias, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (IPS)
Raquel Barreira Escola Superior de Tecnologia do Barreiro (IPS)
Vanda Silva, Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (IPS)        
 

Inscrição

Taxas de inscrição (euros)
Até 19/06/2016 Após 19/06/2016
Estudante 25 35
Sócio 55 75
Não Sócio 75 95
Não Sócio + Quota SPM  85 105

Localização


O ENSPM 2016 terá lugar na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro - ESTB (Instituto Politécnico de Setúbal).

Morada
Rua Américo da Silva Marinho 
2839-001 Lavradio

Onde é a ESTB?

Contactos


Organização ENSPM 2016
enspm2016@spm.pt
    

Sociedade Portuguesa de Matemática 

Av. República, 45, 3.º esq.
1050-187 Lisboa

Tel: (+351) 217 939 785
Fax: (+351) 217 952 349
E-mail: spm@spm.pt 

Apoio